Dentro do campo da engenharia civil, existem vários fatores que integram a área profissional, sendo um deles, o projeto de engenharia. Muito familiar mesmo por quem não possui conhecimento algum sobre a profissão, o projeto de engenharia é peça-chave em uma obra.
O projeto de engenharia civil diz respeito a vários processos de produção da construção civil, ou seja, direciona como será feita a obra, controla o prazo de entrega e todos os gastos envolvidos.
Para saber mais sobre o projeto e como elaborá-lo, confira o artigo de hoje até o final.
Projeto de engenharia
Por se tratar de um conjunto de atividades, o projeto de engenharia da construção civil conta com diferentes aspectos como:
- acústica;
- cozinha;
- garagem;
- fachada;
- segurança;
- iluminação;
- terraplanagem;
- pavimentação;
- impermeabilização;
- revestimentos;
- interiores;
- esquadrias e vidros;
Cada uma dessas atividades é responsável por algo em específico dentro de uma obra da construção civil. De modo que o projeto de engenharia sirva para contemplar todas elas, a fim de que a execução e o resultado final sejam de qualidade.
Etapas de um projeto:
Além disso, o projeto de engenharia também é composto pelas seguintes etapas: projeto hidrossanitário, elétrico, estrutural, arquitetônico, sondagem do solo e levantamento topográfico.
Por conta disso, é fundamental que haja um ótimo gerenciamento da obra. Até porque a construção civil é composta por vários profissionais da engenharia e da arquitetura. Sem contar outros trabalhadores que são contratados para prestar serviço.
Diante disso, o responsável por elaborar o projeto de engenharia é o engenheiro civil. Este deve, além de projetar, supervisionar, gerenciar, controlar e tomar decisões para que o resultado seja assertivo.
Passo a passo para criar um projeto de engenharia
Agora que você já sabe do que se trata o projeto de engenharia civil, vamos entender como elaborá-lo.
Primeiramente conversar e saber o que o cliente deseja é a base do projeto. Assim como compreender a complexidade da construção. Em segundo lugar, é necessário conhecer o terreno em que será feita a obra, de acordo com todas as partes que compõem um projeto de engenharia.
A terceira etapa diz respeito às normas e legislações para que determinada construção possa começar e para assegurar que esteja conforme a Lei. No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a responsável por criar as normas e regulamentar as reformas e construções.
O próximo passo para elaborar o projeto de engenharia é ter o projeto base em mãos para fazer os cálculos necessários e entender a necessidade de cada cômodo. Além de contar com a ajuda de uma agenda virtual, por exemplo.
Afinal, nela é possível gerenciar todas as atividades, de modo que os envolvidos no projeto conseguem ter acesso às informações. Além disso, também diminui a probabilidade de alguma tarefa ser esquecida e o atraso nos prazos.
Então, o quinto passo é usar programas e softwares específicos para a criação de projetos de engenharia, os quais permitem que os desenhos sejam muito mais próximos do real, ajudando no processo de gestão e execução da obra.
Lembre-se:
Esteja preparado para possíveis imprevistos e já tenha as soluções definidas. E junte as informações referentes ao projeto para apresentar ao cliente, pois isso prevê erros e evita custos adicionais.
Crie metas nos projetos e, através de cronograma, vá seguindo todos os passo. Isto é, detalhar os objetivos que podem ser alcançados e o período que serão concluídos. Com todo esse planejamento feito, é só dar início às obras.
Por fim, lembre-se também de buscar por uma equipe qualificada para realizar o projeto de engenharia, como é o caso da Sólida Engenharia, que é uma construtora especializada em Imbituva.
Para você acompanhar mais conteúdos como este, é só clicar aqui para conferir o nosso blog na íntegra.
Veja também: